Tipos de Lentes de Contato

Rígidas Gás-Permeáveis (RGP)

São de consistência semi-flexíveis e menores que a córnea . O oxigênio permeia através dessas lentes chegando diretamente a córnea e não só através das lagrimas que fluem sob elas. Por isso a adaptação às lentes rígidas é fácil. São duráveis, de limpeza e manuseio fáceis e possibilitam visão bastante nítida especialmente nos graus mais altos de astigmatismo, miopia e hipermetropia.

Gelatinosas

As lentes gelatinosas resultam em material gelatinoso e flexível permitindo a passagem de grande quantidade de oxigênio a córnea e conforto.
Quase não são percebidas no olho, são de rápida ou imediata adaptação.
Elas são adequadas para a correção da miopia e da hipermetropia. As lentes gelatinosas tóricas apresentam designer especial que permite corrigir astigmatismo. Existem também as lentes multifocais que permitem visão para perto e longe das pessoas com presbiopia (vista cansada).

Tipos de Gelatinosas

Hidrofílicas

São fabricadas a partir de materiais plásticos que absorvem água, deixando as macias, flexíveis e confortáveis.
O oxigênio alcança a córnea através de seus poros e a quantidade que lá chega varia de acordo com a hidratação e a espessura da Lente de Contato.

Silicone Hidrogel

Nova geração de materiais que permite a oxigenação da córnea 3 a 6 vezes mais do que as lentes de contato hidrofílicas. O silicone é responsável pela alta permeabilidade ao oxigênio.

Deixe um comentário